Com a chegada dos meses mais frios, é comum observar mudanças na rotina, na alimentação e na prática de atividades físicas. O que muitas pessoas não sabem é que as temperaturas mais baixas também podem exercer influência sobre o sistema cardiovascular.
Durante o frio, ocorre uma tendência natural de contração dos vasos sanguíneos, o que pode contribuir para elevações da pressão arterial em algumas pessoas. Além disso, o sedentarismo tende a aumentar nesse período, favorecendo o ganho de peso e dificultando o controle de fatores de risco já existentes.
Pacientes hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de doenças cardiovasculares devem estar especialmente atentos aos cuidados durante o inverno.
Manter uma alimentação equilibrada, continuar praticando atividades físicas de forma segura, controlar a pressão arterial e realizar acompanhamento médico quando indicado são medidas importantes para preservar a saúde cardiovascular durante toda a estação.
O coração não entra em férias no inverno. Por isso, os cuidados também não devem ser interrompidos.


