Avaliação Cardiológica Pré-Participação Esportiva

A Avaliação Cardiológica Pré-participação Esportiva consiste em uma avaliação médica feita antes do início de atividades físico-esportivas com o objetivo de detectar precocemente doenças causadoras de morte súbita cardíaca e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  Além disso, os exames também podem ser solicitados para a correta prescrição de exercício em atletas não profissionais. Continue lendo para saber mais.

Quem deve fazer a avaliação?

É recomendado que a avaliação Cardiológica pré-participação esportiva seja feita por toda a população de esportistas e atletas que praticam exercícios regularmente.

Embora o exercício físico realizado com frequência seja bom para a saúde, é importante entender que enquanto realizamos exercícios, as exigências sobre o coração são maiores. 

Durante a atividade física, por exemplo, a frequência cardíaca (número de batimentos por minuto) aumenta, a pressão arterial aumenta, as necessidades de oxigênio do coração também aumentam. É neste período que existe maior chance de ocorrência de arritmias, infarto, e a temida morte súbita.

Exames da avaliação Cardiológica Pré-Participação Esportiva

Veja a seguir quais exames devem ser solicitados:

  • Uma boa anamnese é fundamental, buscando identificar fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de doenças (cardiovasculares, pulmonares, metabólicas ou de sistema locomotor), além de procurar detalhar a história de doenças familiares.
  • Eletrocardiograma de repouso está sempre indicado. 
  • Teste ergométrico deve ser indicado em esportistas e atletas antes do início de atividades de alta intensidade ou a qualquer momento na ocorrência de sintomas (dor ou desconforto torácico, cansaço, “falta de ar”, palpitações, síncope ou pré-síncope relacionada ao exercício ou elevação da pressão arterial em repouso). Pode ser utilizado também para avaliar a aptidão cardiorrespiratória na evolução do treinamento.
  • Já o teste cardiopulmonar, ao acrescentar a medida e análise de gases expirados, permite realizar com mais precisão a avaliação de capacidade aeróbica e prescrição de exercícios.
  • Por fim, o Ecocardiograma não está indicado rotineiramente nos indivíduos assintomáticos.

Ao fazer essa bateria de exames, você garante a prática de esportes com mais segurança e saúde.

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

TOLEDO Clima

Sobre o autor:

Dr. Esdras C Prado

Dr. Esdras Canfield Prado nasceu no dia 16 de dezembro de 1976 na cidade de Maringá, norte do Paraná, onde iniciou sua formação acadêmica na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em 2001, especializou-se nas doenças do coração e desde então vem acumulando grande experiência na área de cardiologia clínica, através de um processo contínuo de estudos e atualizações.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.