Café faz mal à saúde do coração?

Será que o café faz mal à saúde do coração? Na verdade, para responder essa pergunta, é preciso considerar diversos fatores. Entre eles está a saúde do coração e também a quantidade de bebida ingerida (quantidade e concentração de cafeína).

Isso porque grandes quantidades de cafeína podem acelerar o coração. Por sua vez, isso não é recomendado para pacientes com risco de parada cardíaca, como pode ocorrer com arritmias cardíacas.

No entanto, isso não quer dizer que a bebida precisa ser banida totalmente do seu dia a dia! Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Afinal, o café faz mal à saúde do coração?

Antes de mais nada, o café é uma das bebidas mais populares do mundo e está presente no cotidiano das pessoas. E no Brasil essa bebida é mais consumida do que no resto do planeta.

Segundo o Governo Federal, os brasileiros bebem até seis vezes mais café do que o resto do mundo. No total, são mais de 21 milhões de sacas anualmente. Devido a um consumo tão alto, é normal se perguntar se o café pode fazer mal para o coração.

Vale ressaltar que, quando a ingestão é baixa, o café possui propriedades antioxidantes, que atuam na preservação dos vasos sanguíneos. Por sua vez, isso inibe a ação nociva de radicais livres em relação às paredes das artérias.Sendo assim, a ingestão moderada de cafeína não provoca arritmias.

Porém, o mesmo não é verdade para altas doses. Além de causar o aumento dos batimentos cardíacos, aumenta os riscos de haver um infarto e outros problemas de saúde que podem até levar a uma morte súbita.

Há também outras possíveis consequências, por exemplo:

  • zumbidos no ouvido;
  • flashes de luz;
  • dor de cabeça;
  • agitação extrema;
  • transpiração intensa;
  • dor abdominal;
  • convulsões;
  • insuficiência respiratória.

Nesses casos, é recomendado realizar uma consulta com um cardiologista para avaliar a saúde do seu coração. Lembrando sempre de seguir as orientações do seu médico sobre o consumo de café.

Hipertensos podem tomar café?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não existe evidência que mostre que o café faz mal para o coração. Porém, já se sabe que o seu consumo pode elevar a pressão arterial por mais de três horas. Então, a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que com moderação.

Além disso, a bebida possui ácidos clorogênicos, magnésio e potássio, que podem favorecer na redução da pressão. Isso significa que o cafezinho está liberado para quem tem pressão alta.

Por fim, vale salientar que quando a cafeína é ingerida por meio do café, o efeito sobre a pressão arterial é bem menor do que quando ela é consumida de maneira isolada. Por isso, opte pelo consumo do café, já que a bebida conta com outras substâncias que auxiliam na saúde.

Qual é a quantidade ideal para o consumo do café?

Ainda de acordo com a SBC, o consumo recomendado por dia é de 200 miligramas de cafeína. Isso pode variar em quantidade de xícaras dependendo do gosto da pessoa. Entretanto, de forma geral, uma porção conta com 80 miligramas, o correspondente a 2,5 xícaras de café passado. Já em relação ao café expresso, é o equivalente a duas doses.

Mas saiba ainda que esse valor é apenas uma referência, pois os índices variam de acordo com as características de cada organismo. Uma vez que, além da cafeína estar associada ao peso corporal, cada corpo possui determinada sensibilidade à substância.

Em outras palavras, pessoas acostumadas a tomar café diariamente acabam desenvolvendo uma tolerância maior. Isso pode acabar gerando uma superdosagem e trazer malefícios para a saúde. Por isso, o mais recomendado é ficar sempre entre 2 e 3 xícaras diárias.

Benefícios do café

Agora que você já entende que o café não faz mal para o coração, já podemos falar sobre os benefícios que ele traz para a saúde. Isso porque esse fruto possui diversas propriedades medicinais, como:

  • inibição de apetite;
  • cardioestimulantes;
  • diuréticas;
  • laxativas;
  • relaxantes musculares e
  • vasoconstritoras.

Além disso, também é capaz de diminuir os sintomas da fadiga, enxaqueca, asma, obesidade e paralisia, além de aliviar dores. O café é usado também para potencializar o efeito de outras substâncias presentes no corpo, proporcionando uma enorme sensação de bem-estar.

Sendo assim, o café faz bem para a sua saúde, desde que seja ingerido sem exageros. Vale ressaltar que se, ao tomar essa bebida, você sente qualquer desconforto, é fundamental se consultar com o seu médico. Consulte um cardiologista, realize exames regularmente e garanta que está tudo bem tomar um cafezinho após o almoço.

O que achou dessas informações sobre o café? Deixe seu comentário.

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

TOLEDO Clima

Sobre o autor:

Dr. Esdras C Prado

Dr. Esdras Canfield Prado nasceu no dia 16 de dezembro de 1976 na cidade de Maringá, norte do Paraná, onde iniciou sua formação acadêmica na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em 2001, especializou-se nas doenças do coração e desde então vem acumulando grande experiência na área de cardiologia clínica, através de um processo contínuo de estudos e atualizações.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.