Holter 24h

O Holter de 24h consiste em um exame que realiza a gravação dos registros elétricos do coração por um período de 24horas. 

Esse exame geralmente é realizado após um teste tradicional para verificar seu ritmo cardíaco (eletrocardiograma), especialmente se o eletrocardiograma não fornecer ao seu médico informações suficientes sobre a condição do seu coração.

Por que fazer um exame de Holter 24h?

Se você tiver sinais ou sintomas de um problema cardíaco, como batimentos cardíacos irregulares (arritmia) ou desmaios inexplicáveis, seu médico poderá solicitar um teste chamado eletrocardiograma. Um eletrocardiograma é um teste breve e não invasivo que usa eletrodos colados ao peito para verificar o ritmo cardíaco.

No entanto, às vezes um eletrocardiograma não detecta nenhuma irregularidade no ritmo cardíaco, porque você fica conectado à máquina por pouco tempo. Se seus sinais e sintomas sugerirem que um ritmo cardíaco ocasionalmente irregular pode estar causando sua condição, o seu médico pode recomendar que você use um monitor Holter por um dia ou mais.

Nesse período, o monitor Holter pode detectar irregularidades no ritmo cardíaco que um eletrocardiograma não conseguiu detectar.
O seu médico também pode solicitar um monitor Holter se você tiver uma doença cardíaca que aumenta o risco de um ritmo cardíaco anormal. O seu médico pode sugerir que você use um monitor Holter por um dia ou dois, mesmo se você não tiver sintomas de batimentos cardíacos anormais.

Riscos

Não há riscos significativos envolvidos no uso de um monitor Holter além de possível desconforto ou irritação da pele onde os eletrodos foram colocados.

No entanto, o monitor Holter não pode se molhar ou será danificado. Não nade ou tome banho o tempo todo em que estiver usando o monitor Holter. 

Os monitores Holter geralmente não são afetados por outros aparelhos elétricos. Mas evite detectores de metal, ímãs, fornos de microondas, cobertores elétricos e barbeadores elétricos e escovas de dentes enquanto estiver usando um deles, pois esses dispositivos podem interromper o sinal dos eletrodos para o monitor Holter. Além disso, mantenha seus celulares e tocadores de música portáteis a pelo menos 15 cm do monitor pelo mesmo motivo.

Preparo

Se o seu médico recomendar o monitoramento Holter, o dispositivo será colocado durante uma consulta agendada. A menos que seu médico informe o contrário, planeje tomar banho antes desta consulta. A maioria dos monitores não pode ser removida e deve ser mantida seca após o início do monitoramento.

Um técnico colocará eletrodos que detectam seu batimento cardíaco no peito. Para os homens, uma pequena quantidade de cabelo pode ser raspada para garantir que os eletrodos grudem.

O técnico conectará o eletrodo a um dispositivo de gravação com vários fios e instruirá você sobre como usar corretamente o dispositivo de gravação para que ele possa gravar dados transmitidos pelos eletrodos. O dispositivo de gravação é do tamanho de um baralho de cartas.

Você será instruído a manter um diário de todas as atividades que realizar enquanto estiver usando o monitor. É particularmente importante registrar no diário quaisquer sintomas de palpitações, batimentos cardíacos omitidos, falta de ar, dor no peito ou tontura. Você geralmente receberá um formulário para ajudá-lo a registrar suas atividades e quaisquer sintomas.

Depois que o monitor estiver instalado e você receber instruções sobre como usá-lo, poderá sair do consultório médico e retomar suas atividades normais.

O monitoramento do Holter é indolor e não invasivo. Você pode ocultar os eletrodos e os fios sob a roupa e usar o dispositivo de gravação no cinto ou preso a uma tira. Depois que o monitoramento começar, não retire o monitor Holter – você deve usá-lo o tempo todo, mesmo enquanto dorme.

Enquanto você usa um monitor Holter, pode realizar suas atividades diárias habituais. 

Resultados

Depois que seu médico examinar os resultados do gravador de monitor Holter e o que você escreveu em seu diário de atividades, ele ou ela conversará com você sobre seus resultados. As informações do monitor Holter podem revelar que você tem um problema cardíaco ou o seu médico pode precisar de mais testes para descobrir o que pode estar causando seus sintomas.

Em alguns casos, seu médico pode não ser capaz de diagnosticar sua condição com base nos resultados do teste do monitor Holter, especialmente se você não teve sintomas e/ou ritmos cardíacos irregulares enquanto usava o monitor.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.