Saúde da mulher: 5 dicas para um coração mais saudável

Com a rotina agitada, é cada vez mais comum que mulheres foquem nos outros e negligenciam a si mesmas (como a saúde do coração). Porém, este é um grande erro.

Você já se perguntou se existem problemas cardíacos que afetam mais o sexo feminino? De fato, até pouco tempo acreditava-se que estes problemas afetavam mais os homens. No entanto, estudos revelam que mais de 20 mil mulheres morrem por dia em decorrência das doenças cardiovasculares. Esses números já ultrapassam as estatísticas do câncer de mama e de útero.

O problema se torna ainda mais preocupante devido à dificuldade em diagnosticar precocemente doenças do coração, já que poucas realizam os exames de rotina como deveriam. Lembrando que a maior parte dos problemas do coração são assintomáticos e só se manifestam em sua fase aguda.

Saúde da Mulher: A prevenção é o melhor caminho!

Para evitar esse quadro, é imprescindível que todas as mulheres (especialmente gestantes) tenham acompanhamento médico.

Além disso, é preciso, ao longo de toda a vida, adotar medidas de prevenção e cuidado com a saúde, respeitando as necessidades específicas de cada uma. 

Em relação aos homens, mulheres se preocupam mais com a saúde e buscam mais a ajuda de profissionais. Porém, essa atenção nem sempre é voltada para todo o corpo, como o coração, por exemplo.

É comum as mulheres procurarem ginecologistas para realizarem exames de rotina, como mamografia e papanicolau. Isso porque elas conhecem os riscos e temem doenças como câncer de mama, colo do útero ou endometriose. 

Mas é importante lembrar que a saúde do coração também merece atenção e cuidado. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo.

5 dicas para manter um coração mais saudável

Ir ao médico e realizar exames preventivos periodicamente, como já mencionamos, é fundamental, mas os grandes responsáveis por um coração saudável são os hábitos do dia a dia. 

Veja a seguir 5 dicas para as mulheres manterem o coração saudável: 

Opte por uma alimentação saudável

Tenha em mente que a obesidade é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial. Por isso é importante manter uma alimentação saudável, equilibrada e bem diversificada. Quanto mais colorido for seu prato, maior a probabilidade de a refeição ter um alto valor nutricional. 

Também é recomendado diminuir o consumo de sal, açúcar refinado e gordura, pois são prejudiciais ao coração. Para manter uma dieta mais equilibrada e adequada às necessidades de cada mulher, o ideal é procurar a ajuda de um profissional nutricionista.

Realize atividades físicas

Manter uma rotina de exercícios não é importante apenas para quem busca resultados físicos. Isso porque, atividades físicas, quando realizadas com frequência, tornam o coração mais eficiente (ele bombeia mais sangue, com menos esforço).

Além disso, os vasos sanguíneos ficam mais flexíveis e o sangue flui melhor entre as artérias. Ou seja, diminui significativamente os riscos de infarto, AVC e hipertensão. 

Cuide do seu sono

Outra dica importante para manter o coração saudável é ter uma boa noite de sono. Entenda que o sono repõe a energia gasta durante o dia, além de melhorar o metabolismo e ajudar a prevenir doenças crônicas que acometem a saúde da mulher.

Atenção para a sua saúde mental

Se você quer manter uma vida e um coração mais saudável, é fundamental dar atenção à saúde mental. Já é comprovado que  a ansiedade e o estresse provocam diversas alterações no organismo, podendo gerar doenças físicas e aumentar o risco de problemas cardíacos.

Faça exames periódicos

Como já mencionamos, mulheres acabam não realizando exames preventivos que são de extrema importância para se certificar da saúde do coração.

É indicado que, para mulheres adultas e saudáveis (sem outra condição médica conhecida), seja realizado anualmente um check-up cardiológico para prevenir doenças cardíacas, identificá-las ou acompanhar a evolução. 

Assim, o seu médico cardiologista poderá dar orientações mais específicas sobre os cuidados de saúde e tratamentos a serem seguidos dali em diante.

Se você deseja saber mais sobre exames cardiológicos e check-up, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. 

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

TOLEDO Clima

Sobre o autor:

Dr. Esdras C Prado

Dr. Esdras Canfield Prado nasceu no dia 16 de dezembro de 1976 na cidade de Maringá, norte do Paraná, onde iniciou sua formação acadêmica na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em 2001, especializou-se nas doenças do coração e desde então vem acumulando grande experiência na área de cardiologia clínica, através de um processo contínuo de estudos e atualizações.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.